quarta-feira, 9 de março de 2011

Vencedor BoB: Hamlet - Shakespeare

Hello there!
Depois de uma semana de atraso, finalmente saiu o resultado da primeira Battle of Books.
E o vencedor foi o clássico de William Shakespeare.
Gostaria de agradecer a todos que começaram a seguir o blog e ajudar no duelo, principalmente à Sanzinha, do blog Universo Literário, que é muito bom! Para que o sorteio ocorra, o número de seguidores ainda tem que aumentar muito! Então por favor convidem seus amigos para participar!
Para aqueles que não votaram no Hamlet, eu vou fazer uma resenha do Conto de Natal também, mas que estará disponível apenas no meu Skoob.
Abraços. Sigam e comentem, como sempre!

Hamlet - William Shakespeare

"Ser ou não ser? Eis a questão!"
Se você não conhece ou pelo menos nunca sequer ouviu essa frase em algum filme, então "há algo de podre no reino da Dinamarca".
A tragédia de Hamlet e tão famosa, se não mais, quanto a do eterno casal condenado Romeu e Julieta, e com um crítica à sociedade ainda mais forte!
A peça de teatro adaptada para o livro da uma obra pequena, apenas no sentido físico, pois a grandiosidade das personagens, das críticas implícitas e explícitas, do início-meio-fim transbordam em torrentes das míseras 161 páginas que tem a edição bilingue (que por sinal é perfeita!)
Talvez a narrativa simples, apenas em dialógos e breves (se não miníusculas e quase inexistentes) descrições do que acontece no cenário, desagrade alguns leitores acostumados com a presença do narrador, ou até mesmo sirva como impedimento para que novos fãs venham a conhecer a obra. O que é uma pena!
Tal característica não deveria degradar o texto, muito pelo contrario, pois a simplicidade enaltece a grandiosidade das cenas criadas com maestria. Imagina a dificuldade de se narrar uma cena apenas com dialogos. Seria bem difícil não acha? Agora imagine que nivel de qualidade uma obra assim deveria alcansar para ser sucesso no mundo inteiro por séculos e séculos. Isso é Shakespeare.
E a história é de fato genial! Hamlet, príncipe da Dinamarca, encontra o fantasma do próprio pai, que lhe diz ter sido morto por seu próprio irmão, para se casar com a rainha. A partir daí, os dois tramam um esquema para desmascarar o crime.
Se fingindo de louco, Hamlet coloca tudo em prática, e condena a todos, inclusive si próprio.
Levando tudo isso em conta, deduzimos que Hamlet é leitura obrigatória, livro de cabeceira, para todo mundo que tenha pelo menos um pingo de gosto pela literatura! Um clássico imortal que nos ensina algo novo a cada passada de olhos por suas linhas simples e geniais!

Um comentário:

  1. Aaaahhhh, Dan!
    Muito obrigada pela menção e pelo elogio!
    Pôxa, que pena q o conto perdeu. Hamlet é fabuloso, mas eu já conheço.
    Vou correr pra ler sua resenha no Skoob. Obrigada!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir